Bebês com dermatite atópica têm maior risco de contrair cárie
Pesquisa sugere ligação entre duas doenças comuns da infância.
Uma nova pesquisa da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) e do Instituto de Ciências Clínicas da Agência de Ciência Tecnologia e Pesquisa de Cingapura sugeriu uma ligação entre duas doenças comuns da infância: dermatite atópica e cárie dentária. No estudo, os bebês que apresentavam sintomas da condição da pele e eram sensíveis aos alérgenos comuns foram três vezes mais propensos a desenvolver cárie dentária aos dois e três anos de idade, em comparação com os bebês sem a inflamação da pele.
O estudo, intitulado “Atopic dermatitis and early childhood caries: Results of the GUSTO study”, publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology e realizado pela NUS Faculdade de Odontologia, em 2009, constatou que quatro em cada dez crianças em idade pré-escolar em Cingapura já sofreram com a cárie dentária de alguma forma.
No presente estudo, que fazia parte do programa “Crescer em Cingapura para Resultados Saudáveis”, os pesquisadores entrevistaram cerca de 500 pais durante o primeiro ano do seu filho, aos três, seis e 12 meses, respectivamente, para identificar bebês com eczema. Aqueles filhos cujas mães relataram como tendo determinada condição da pele foram submetidos a testes cutâneos para avaliar sua sensibilidade aos alérgenos comuns.
Os resultados mostraram que os bebês que tiveram eczema e foram positivos para alérgenos comuns tiveram 3,09 vezes mais probabilidade de ter cárie quando tinham 2 e 3 anos de idade, respectivamente, em comparação com os bebes sem a dermatite. “Nossos resultados mais recentes darão aos pais e cuidadores de bebês com eczema um aviso prévio de risco aumentado de desenvolvimento de cárie dentária nas crianças”, disse o pesquisador da NUS, Stephen Hsu. Ele ainda acrescenta que visitar o Cirurgião-Dentista regularmente pode ajudar a minimizar a incidência de cárie nessas crianças.
De acordo com a equipe de pesquisa, é a primeira vez que um link entre as duas condições foi descoberto. Um possível mecanismo por trás desta conexão pode ser os defeitos estruturais que ocorrem durante o desenvolvimento do tecido no útero. A fim de confirmar o mecanismo biológico subjacente da relação, os pesquisadores estão agora realizando mais análises genéticas.
O que é Dermatite Atópica?
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma forma crônica, recidivante da doença inflamatória de pele que é caracterizada por sintomas como prurido, vermelhidão, pele inchada ou rachada e erupção cutânea. Nos últimos anos, a condição tem vindo a aumentar e afeta aproximadamente de 15 a 30% das crianças nos países desenvolvidos hoje.
Fonte: Dental Press / APCD