Veja os cuidados para manter as crianças longe das cáries desde os primeiros dentinhos
Com a chegada de um bebê na família tudo é uma novidade, principalmente quando se nasce os dentes. São várias as dúvidas: quando começar a escovação, qual tipo de escova e de pasta dental e ingerir creme dental é prejudicial?
O cirurgião dentista doutor Alex Precioso ressalta que a higienização dos dentes dos bebês deve iniciar assim que surgirem os primeiros dentinhos, normalmente após os seis meses de vida. “No início é meio complicado, a criança é muito pequena, os dentes são muito pequenos”, mas ainda assim, doutor Alex diz que é importante que a criança se acostume com essa rotina desde cedo.
Quanto ao creme dental para a higienização dos dentes das crianças, ele recomenda os infantis, que normalmente tem sabor mais agradável ao paladar dos bebês. Mas é importante que seja infantil pois as crianças acabam engolindo o produto e nesse caso, irrita menos a mucosa gástrica.
Nesses primeiros meses, mais importante que o creme dental é manter a higiene da boca e os dentes limpos. Doutor Alex sugere no início usar um cotonete com água para tirar o excesso do leite e posteriormente passar para uma escova infantil macia, “sempre a mais macia possível. E isso não vale só para os bebês, mas para todo mundo”, salienta o cirurgião dentista.
O cirurgião dentista ressalta que é importante os pais incentivarem desde cedo as crianças a manterem a higiene bucal. “Exemplo é fundamental”, comenta. “Sempre que puderem, os pais devem escovar os dentes na frente das crianças e também junto com elas”.
Outra dica é escovar os dentes da criança na frente do espelho para que ela possa ver os procedimentos e participar, mesmo que só visualmente deste momento.
Cárie de mamadeira
O cirurgião dentista alerta que as crianças precisam, depois de um certo tempo, parar de mamar de madrugada. “Ninguém come de madrugada” e as crianças também não precisam ter esse hábito.
As mamadeiras com leite adoçado e muitas com suplementos alimentares na madrugada são responsáveis pela famosa “cárie da mamadeira”, quando as crianças tomam o leite e vão dormir sem higienizar a boca e os dentes. “O resto de leite que fica na boca fermenta e propicia o surgimento de bactérias causadoras das cáries nos bebês”, alerta doutor Alex.
Ele explica que isso ocorre porque durante o sono, o fluxo salivar diminui e a saliva contribui para neutralizar o meio ácido da boca. Ou seja, com o fluxo salivar diminuído ocorre uma facilitação para a ação das bactérias.
Se for inevitável mamar na madrugada a dica para evitar a cárie da mamadeira é, após a amamentação, dar um pouco de água para o bebê para ajudar a limpar a boca e minimizar o problema.