top of page

Saiba o que é bruxismo, como diagnosticar e tratar


O termo bruxismo veio a público recentemente depois que a Câmara dos Deputados teria reembolsado o deputado Silas Malafaia em R$ 150 mil com o tratamento de um parlamentar que alegava dores crônicas por conta do problema.

Assim como o deputado muitas pessoas sofrem com bruxismo, mas muitas vezes não sabem identificar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que essa disfunção acomete até 30% da população. No Brasil, a estimativa é de que 30 milhões de pessoas sofram de bruxismo.

Na correria do dia a dia quando chegamos em casa o que mais queremos é relaxar e dormir. Mas já parou para pensar o que acontece com seu corpo quando estamos dormindo? Difícil saber, não é mesmo?

Mas o que é o bruxismo? Como tratá-lo? Tem cura? Quem responde essas e outras perguntas é o cirurgião dentista Alex Precioso, com clínica de mesmo nome na cidade de Cotia.

“Bruxismo é um transtorno que leva as pessoas a rangerem os dentes involuntariamente principalmente durante o sono normalmente apertando uns contra os outros, o que pode provocar desgastes ou fraturas, tanto nos dentes como nas restaurações, além de dores de cabeça, na face e até no pescoço”.

“Antes de falar de tratamento é importante saber qual a causa”, alerta doutor Alex. Segundo ele a causa mais comum é ansiedade e stress, que deixa o bruxismo evidente no inconsciente do sono. Mas o dentista alerta ainda que existem outros problemas que podem levar ao bruxismo, como dentes fora do lugar e alguns outros não menos comuns e por isso ao sentir algo diferente na boca é importante consultar um cirurgião dentista com experiência nessa área.

Tratamento

O controle do bruxismo depende do grau de seriedade e deve ser feito em conjunto entre dentistas, médicos e psicólogos, uma vez que uma das causas principais é a ansiedade. Entre as formas de tratamento para o bruxismo, é comum a indicação de uso de placas desoclusoras, (placa de mordida) medicamentos e até acupuntura. “A cura depende muito mais do paciente, pois tratar a ansiedade e o stress é o primeiro passo”.

Paralelamente, o dentista prescreve um procedimento denominado “Placa Desoclusora”, um dispositivo confeccionado de forma individualizada, em resina acrílica, que se encaixa entre as arcadas dentárias. O objetivo deste aparelho é aliviar forças exercidas pelos músculos da mastigação durante os movimentos mandibulares, proteger os dentes da atuação de cargas traumáticas e consequentemente aliviar as dores, dando melhor qualidade no sono do paciente.

Botox

Uma das formas de controle dessa disfunção utiliza uma substância conhecida pela maioria da população pelos fins estéticos: a toxina botulínica, mais conhecida como botox que já é utilizada pelos dentistas para outros tipos de tratamentos. “Depende do caso, o tratamento é conjugado, com placa de mordida e botox”.

A medicação é aplicada no músculo que está doendo e ele vai ter uma ação menor e consequentemente o paciente terá menos dor. O único problema de acordo com doutor Alex, é que a cada cinco ou seis meses terá que aplicar novamente, daí a importância de tratar a causa do bruxismo.

(Com informações do Ministério da Saúde)


 Mais Recentes
Em Destaque
Arquivo
Buscar
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page