top of page

A importância e os desafios de conviver com aparelho ortodôntico


Conviver com o aparelho ortodôntico não é o sonho de todo mundo. No entanto, todos queremos ter dentes bonitos, alinhados, certinhos que fazem toda a diferença em nossa aparência.

E para isso, muitas vezes usar o aparelho é inevitável. Embora muitas pessoas ainda temem usar um aparelho ortodôntico, não só pela estética, mas pelo incômodo e algumas vezes a dor que ele pode provocar.

“É comum sentir dor durante o uso do aparelho”, afirma o cirurgião dentista Alex Precioso. Segundo o profissional, uma pessoa que usa um aparelho por determinado tempo, terá momentos com dor e sem dor, durante todo o período do tratamento.

Ele explica que todas as vezes que se instala ou movimenta-se o aparelho, ou seja, troca dos fios ortodônticos, nos primeiros 3 a 4 dias é normal sentir dor. “São esses procedimentos que fazem os dentes se movimentarem e isso provoca dor, mas isso passa quando eles pararem de se movimentar”.

Durante esses movimentos, que os dentes vão mudando de posição, ocorre segundo doutor Alex , a “Remodelação óssea”, de um lado o organismo remove osso para que o dente caminhe e do outro lado o organismo repondo osso e assim o dente vai se movimentando e o osso vai cicatrizando em volta da raiz do dente.

O cirurgião também fala sobre os cuidados necessários que as pessoas que usam aparelho precisam ter, por exemplo com alguns alimentos que podem ser prejudiciais aos aparelhos porque derrubam os brackets como alimentos duros, balas, chicletes, etc..

A dica de doutor Alex para quem não resistir a uma maçã, por exemplo é cortar em pequenos pedaços fora da boca. E isso vale para outros alimentos duros. “Balas, chicletes e outras guloseimas são proibidas também porque os brackets caem por conta do movimento de mastigação desses alimentos.

Alimentos, principalmente os mais coloridos como vinho, café, chocolate podem comprometer a cor dos das famosas borrachinhas ou até deixar restos de alimentos por isso é preciso estar atento com a higiene apesar de eles serem trocados temporariamente.

Mas doutor Alex explica que atualmente existem aparelhos mais modernos que não usam mais borrachinhas em volta dos brackets. São aparelhos chamdos de autoligados e podem usar fios termoativados. Ele explica que esses aparelhos visualmente são semelhantes aos demais, mas função dos brackets terem um desenho diferenciado, a movimentação ocorre de forma gradual proporcionando maior agilidade nos tratamentos.

“O uso do aparelho muda muita coisa na rotina, no começo é mais difícil mesmo, às vezes incomoda a bochecha, o lábio, às vezes dificulta a fala”, mas a pessoa precisa ter em mente que isso é temporário e por uma boa causa, além da recuperação de outras funções da boca, dos dentes e a melhora do sorriso.

Crédito da Foto: Javi_Indy - freepik.com


 Mais Recentes
Em Destaque
Arquivo
Buscar
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page